O “Pilates devolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura vitalidade física, revigora a mente e eleva o espirito”. Joseph Pilates
A prática de Pilates traz de volta ao corpo a fluidez do movimento natural, harmônico e espontâneo do ser humano e isso tem tudo a ver com corrida.
E como o Pilates pode influenciar nesse sentido?
O método Pilates é muito rico em movimentos funcionais e que trabalham os grupos musculares mais requisitados durante a corrida (tema para um outro artigo) e por isso tem importância fundamental na vida de um corredor.
Todos os exercícios devem ser realizados utilizando os princípios do Pilates (concentração, controle, controle de centro, precisão, fluidez, respiração) e podem simular o gesto esportivo, devendo focar em controle, alinhamento, postura, consciência corporal, alongamento, melhora da amplitude e qualidade de movimento das articulações.
Os benefícios do Pilates para corredores são:
- Fortalecimento muscular simétrico e reequilíbrio muscular, resultando em aumento de força e resistência muscular, diminuindo as chances de fadiga precoce.
- Melhora da postura evitando compensações, já que uma postura correta resulta em um menor gasto energético.
- Melhora do alongamento e mobilidade articular auxiliando em uma passada de mais qualidade.
- Melhora controle da mente e concentração.
- Melhora consciência corporal e coordenação.
- Diminui sobrecarga na coluna.
- Maior expansão da caixa torácica, melhorando a capacidade e controle respiratório, aliviando tensões.
- Maior equilíbrio prevenindo as lesões agudas.
- Economia de movimento.
- Melhora da técnica de corrida.
- Diminui tempos de provas por movimento mais eficiente e sem dor.
- Melhora da performance e prevenção de lesões já que um corpo mais alinhado, forte, flexível e equilibrado tem um gasto energético menor.
Os treinos de força, são fundamentais para performance, correção/prevenção de erros de movimento e para prevenção de lesões.