Muitas pessoas passam um longo período de tempo sentadas. Seja trabalhando ou estudando, o fato é que quem sofre ou já sofreu problema na coluna vertebral sabe como é incômodo e difícil lidar com ela. Para aliviar e até evitar essas dores, o neurocirurgião, especialista em coluna, Eduardo Lunes dá algumas dicas, com base na pesquisa realizada pela Sociedade Norte-Americana de Coluna – “9 for Spine”.

Resultado de imagem para problemas de coluna durante os estudos e o trabalho

  1. Exercite-se regularmente para melhorar a saúde e reduzir as chances de dor nas costasPara se manter saudável, sua coluna precisa de um regime regular de alongamento, fortalecimento e exercícios de condicionamento aeróbico, como natação, yoga, musculação e caminhadas. “Sem exercício, os músculos podem ficar fracos e sem condicionamento, o que pode levar a dores nas costas e a lesões. Se você tiver dúvida sobre a prática esportiva mais apropriada para você, consulte um especialista, antes de iniciar a prática esportiva, visando encontrar os exercícios certos para ajudá-lo a permanecer saudável, sem estresse, forte e livre de dor nas costas”, orienta o neurocirurgião Eduardo Lunes.
  1. Não fume

Muitos especialistas afirmam que os fumantes são mais propensos a sofrerem com dor nas costas do que os que não fumam. “Acredita-se que o fumo restringe o fluxo de sangue para os discos que amortecem as vértebras, reduz a absorção de cálcio e impede o crescimento de novos ossos. Muitos cirurgiões de coluna relutam em realizar certas cirurgias, como a fusão de coluna, em pacientes que fumam devido às possíveis intercorrências no pós-operatório”, diz o médico.

  1. Mantenha um peso corporal saudável

O peso extra muda o centro de gravidade do corpo, quando concentrado na região abdominal, deslocando-o para frente e realizando uma tensão desnecessária sobre os músculos das costas e dos tecidos circundantes. “Por outro lado, a magreza extrema, que também pode ser acompanhada por baixa massa óssea, também coloca o paciente em risco de desenvolver osteoporose. O ideal é contar com acompanhamento médico para determinar e manter o peso ideal durante a vida”, recomenda Eduardo Lunes.

  1. Mantenha os músculos das costas fortes

Músculos fracos e sem condicionamento no abdômen e nas costas não oferecem um apoio apropriado à coluna, o que pode levar ao aparecimento de dor e lesões. “É preciso buscar o fortalecimento da musculatura desta região do corpo, praticando exercícios, com orientação médica, que visem alongar e fortalecer as costas e os músculos abdominais, como Yoga ou Pilates”, diz o neurocirurgião.

  1. Observe as orientações de mecânica corporal quando você se levantar e se abaixar

 “Se você deve levantar ou mover algo pesado, faça isto com segurança. Encontre um parceiro para compartilhar a carga. Em vez de puxar ou levantar um objeto pesado, empurre-o”, ensina o especialista em coluna.

  1. Verifique e altere a sua postura frequentemente ao usar seu laptop, smartphone ou tablet.

A revolução tecnológica nos trouxe comodidade. E junto a ela veio a facilidade de ter dor nas costas. Passar o dia (e muitas vezes a noite) ligado ao computador, smartphones ou tablets pode trazer esse malefício. “Estar conectado 24 horas por dia pode realmente adicionar estresse à vida, o que pode levar a dores nas costas. Se você deseja limitar a sua dor nas costas, limite também o uso da parafernália eletrônica. Se você precisa usar seus gadgets, mantenha uma postura neutra na coluna e observe se a tela está na altura dos olhos, sempre que possível. Assim que você completar 30 minutos de uso, levante-se, espreguice-se e faça uma pausa no uso dos eletrônicos, quebrando assim a atividade mecânica do corpo”, recomenda Eduardo Lunes.

  1. Reduza o estresse

A dor na coluna pode estar ligada ao estresse. A resposta do organismo ao estresse pode se dar pela tensão muscular nas costas, que pode causar espasmos dolorosos. “No manejo da dor crônica nas costas, é fundamental reduzir o estresse tanto quanto possível, mesmo que isso signifique desligar o smartphone após o trabalho, ir a um terapeuta, aprender técnicas de relaxamento ou praticar exercícios físicos mais regularmente. Gerenciar bem o estresse pode ajudar a prevenir que a dor nas costas ocorra”, ensina o médico.

  1. Mantenha os ossos fortes e saudáveis, tomando cálcio, vitamina D e praticando exercícios.

Como a coluna tem 33 dos 206 ossos do nosso corpo, a saúde de todo nosso corpo está ligada à saúde óssea. “Para reduzir a chance de sofrer com osteoporose, verifique com seu médico se você precisa tomar suplementos de cálcio e/ou vitamina D. Faça exercícios com regularidade. Caminhada, alongamento, Yoga, Pilates e musculação (sob orientação) desencadeiam um aumento da densidade óssea muito benéfica para prevenir dores na coluna”, informa Eduardo Lunes.

  1. Moderação! Se você não pratica exercícios físicos com frequência, nada de exagerar nas práticas esportivas no fim de semana.

Se você trabalha pesado de segunda a sexta, e não tem muito tempo de cuidar do seu corpo durante esses dias, não desconte tudo nos fins de semana, fazendo série de exercícios ou todas as tarefas domésticas de uma vez. “É provável que você acabe ficando doente na segunda por causa da tensão muscular dolorosa. A melhor aposta para se manter saudável e livre de dor na coluna é manter o mesmo ritmo, durante toda a semana, em suas tarefas e nos exercícios físicos. Um regime regular de alongamento, musculação e exercícios aeróbicos de condicionamento são melhores para a coluna do que uma única explosão de exercício intenso no sábado”, alerta o neurocirurgião.

Fonte: www.administradores.com.br