Está na hora de acabar com as dores e mal estar para as gestantes. A postura e o andar são alterados durante a gestação e isso ocorre devido ao aumento de peso.
      O corpo da mulher tende a inclinar o dorso para trás gerando a postura que Shakespeare chamou de “pride of pregnancy” (o orgulho da gravidez). A gestante separa os pés, inclinando as pontas para fora, visando aumentar a base de sustentação. A respiração torna-se mais difícil, principalmente no fim da gestação. Tende a melhorar nas últimas semanas antes do parto, quando ocorre o encaixe da cabeça fetal na bacia materna e a diminuição do volume abdominal.

Benefícios do Pilates na Gestação

1) Trabalho da Respiração
Durante o Pilates na gestação, a frequência respiratória aumenta e o volume residual diminui.
A respiração fica mais profunda e o trabalho da respiração auxilia na otimização dos padrões respiratórios, melhorando assim a sensação de cansaço, ativação de músculos do tronco e abdômen que trabalham quando respiramos profundamente, melhora da consciência corporal que além de corrigir a postura, ajuda a acalmar.

2) Fortalecimento da Musculatura do Abdômen
O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado transverso do abdômen. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais.

3) Fortalecimento de Assoalho Pélvico
Assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar mais facilmente durante o parto, melhorando a circulação na região pélvica, além de prevenir incontinência urinária, apoiando os órgãos da pelve e prevenindo o mal alinhamento das articulações do quadril e sacrilíacas.

4) Otimização da Postura
O crescimento do útero gera um deslocamento do centro de gravidade podendo levar à alterações posturais. O Pilates na gestação vem pra auxiliar e reeducar os movimentos, ajudando a amenizar desconfortos e quadros de dor.

5) Melhora da Circulação
Os exercícios de Pilates – por serem dinâmicos – promovem uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo, prevenindo câimbras e inchaços nas extremidades.

6) Preparo Para o Parto
Os exercícios promovem uma interação entre corpo e mente, conscientizando a gestante sobre as modificações que irão acontecer no decorrer da gestação, dando um maior suporte para o parto.

7) Fortalecimento de Membros Superiores e Inferiores
Durante os exercícios do Pilates na gestação trabalha-se o corpo como um todo, ajudando assim a fortalecer membros superiores e inferiores para ajudar a futura mamãe a ter uma melhor qualidade de vida.

8) Atividade de Baixo Impacto
Exercícios de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações da gestante.

9) Bem Estar Físico e Mental
Os exercícios associados com a respiração promovem relaxamento e bem estar físico em geral.

10) Qualidade de Vida
Como qualquer outra atividade física juntamente com seus benefícios possibilita uma melhora na qualidade de vida.