Para Neumann (2006), a postura sentada influencia todo o esqueleto axial. Dentre as consequências, destaca-se: alteração da curvatura das vértebras, protrusão da cabeça, hipercifose dorsal, retificação lombar, aumento de 35% da pressão assimétrica interna dos discos intervertebrais, diminuição da expansão diafragmática, estiramento das estruturas posteriores, além da exigência da atividade muscular do dorso para manter esta posição. Desta forma, problemas lombares podem ocorrer advindos não somente da carga que atua sobre a coluna, mas também pela postura mantida por longo período.
Para prevenir os desconfortos e dores da coluna vertebral, além de procurar uma atividade adequada como o Pilates, é necessário saber como posicionar-se ao sentar. Seja na cadeira, no chão, principalmente no sofá, o apoio ao sentar-se deve ser o mesmo, nos isquios. Mas do que se trata? Os isquios são dois ossinhos localizados no osso da pelve, na região inferior, que podem ser facilmente sentidos devido a sua estrutura mais fina.
sit bones = isquios
Quando sentamos com a coluna ereta, os isquios localizam-se abaixo das nádegas. É importante ter uma boa compreensão deste apoio, porque a postura da coluna lombar e outros seguimentos estão diretamente ligados a postura da pelve.
E como eu posso descobrir se estou sentando sobre os isquios? Sente-se numa cadeira, com os pés apoiados no chão, incline um pouco o tronco para frente e ponha as suas mãos embaixo das nádegas. Deixe todo o peso do corpo agir sobre as mãos. Se você estiver exatamente sentado sobre os ísquios, esta parte pontiaguda possivelmente vai apertar os seus dedos.
Outra opção é sentar-se no chão com as pernas dobradas e caminhar com o bumbum para frente e para trás. Observe que com a coluna ereta, os dois ossinhos serão os seus “pés” e com o tempo eles ficarão doloridos. Então novamente, você está sentado sobre os ísquios. Este exercício é apenas para criar consciência do apoio.
Vista lateral do apoio correto (em verde o apoio dos ísquios) x Vista lateral do que não deve ser feito (em vermelho apoio do coccix – vai causar inflamação).
Converse com o seu professor de pilates sobre a postura que você mais utiliza no seu dia-a-dia, para que ele faça um programa de exercícios adequado as suas necessidades.
Fonte: House Pilates